O Mãe de Anjos começou por um post da Promessas no E-familyno dia 28/01/2011, nos identificamos e começamos a fazer com que a idéia não ficasse restrita ao post do E-family, então criamos esse espaço que é de todas, todas postamos, editamos, compartilhamos o que queremos, para participar do blog é preciso dar um pulinho no post do e-family é só clicar AQUI
Também temos um chat no msn o endereço esta na barrinha do lado do chat. Sejam Bem Vindas!!!!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Incompetência Istmo-Cervical - o que é isso?

Incompetência istmo-cervical - ICC é a incapacidade do colo uterino de manter uma gravidez.
Isto é decorrente por defeitos anatômicos ou funcionais. O orifício interno apresenta-se incompetente para reter o concepto. A incidência da incompetência istmo-cervical segundo a literatura é de 1 para cada 1000 gestantes. Geralmente, a mulher somente descobre que possui incompetência uterina após uma ou mais perdas sem motivo aparente.


1. Causas
As causas de Incompetência Istmo-Cervical podem ser de dois tipos: congênitas ou adquiridas. As causas congênitas são aquelas que levam a uma má-formação do canal ístmico-cervical (ex.: maior concentração de fibras elásticas que fibras musculares). As causas adquiridas, por sua vez, são aquelas que levam a uma deformidade deste canal após o nascimento [ex.: partos com utilização de fórceps, partos traumáticos, dilatação forçada do colo uterino, conização, tumoração istmo-cervical (miomas). etc.]
A IIC leva a perdas gestacionais a partir da décima oitava semana, quando o bebê ainda não está pronto para viver fora do útero materno. Geralmente, as perdas são inevitáveis, pois o colo dilata sem dor. Por vezes, a bolsa estoura sem aviso prévio.

2. Tratamento
Até hoje não existe tratamento para a temida IIC (responsável por 35% das perdas gestacionais). Existe medida de precaução. Soma-se repouso absoluto a um procedimento cirúrgico chamado cerclagem.

3. Cerlagem
Cerclagem é uma costura em volta do colo uterino com um, dois ou mais pontos, dependendo do grau da IIC. É feita com anestesia e não há necessidade de internação. Não é 100% garantida mas mesmo assim consegue aumentar as chances de uma gravidez com sucesso.

Um comentário:

  1. oi eu cerclagem na minha gestação de gêmeos e graças a Deus deu certo minha gestação chegou a 35 semanas.

    ResponderExcluir